Como Chamar a Atenção de um Recrutador em 3 Passos Simples

 Você criou um currículo incrível, foi convidado para participar do processo seletivo e agora tem que impressionar na entrevista. Então você sabe como chamar a atenção de um recrutador e garantir uma vaga?

Segundo pesquisa publicada pela consultoria Robert Half, 29% dos recrutadores pesquisados ​​estavam mais preocupados com a percepção de que um candidato se enquadra na cultura da empresa, seguido pelas competências comportamentais (26%) e resultados alcançados em empresas anteriores. (17%).

Quer saber como abordar todos esses pontos corretamente e se sair bem em uma entrevista com um recrutador? Confira abaixo.

Como chamar a atenção de um recrutador em 3 passos

1 – Mostre que você se encaixa culturalmente

É bastante comum um recrutador perguntar por que você tem interesse em trabalhar em determinada empresa após ler seu currículo. É nesse momento que você precisa mostrar que fez sua lição de casa e pesquisou tudo o que precisava saber sobre ela, principalmente sua cultura.

Para isso, você precisa ler sobre a missão, visão, valores e compromissos da empresa, informações que você encontra facilmente no site.

Também é importante monitorar o que ela posta nas redes sociais, principalmente sobre seu dia a dia no trabalho e sobre seus funcionários. Isso lhe dará uma boa ideia de como é a cultura lá.

Outra forma é perguntar a alguém que trabalha na empresa como esses problemas são resolvidos.

Primeiro, vai te ajudar a entender se a prática está de acordo com o discurso e se é realmente aqui que você quer trabalhar. Então, as informações que você ouviu vão te ajudar a falar com mais convicção durante a entrevista.

Neste ponto, fale sobre como seus valores se alinham aos da empresa, como seu perfil se enquadra nas pessoas que já trabalham lá e por que você pode prosperar nesse ambiente.

2 – Mostre suas habilidades interpessoais

Conforme vimos, as soft skills são fatores que muito chamam a atenção dos recrutadores e chega a ser o fator decisivo para se conseguir um emprego.

A verdade é que nenhum entrevistador irá perguntar isso diretamente, então depende de como você pode demonstrá-los.

Mas como você pode demonstrar suas principais habilidades comportamentais apenas falando?

O segredo é falar sobre eles enquanto responde perguntas ou conta suas experiências.

Confira alguns exemplos de como abordá-los em uma conversa.

Solução de problemas

Essa é uma das soft skills mais procuradas pelas empresas e pode ser facilmente demonstrada durante uma entrevista.

Quando solicitado a descrever um sucesso em seu trabalho anterior, em vez de contar o que você fez, descreva como você fez. Destaque as etapas que você executou para alcançar o resultado alcançado.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é uma habilidade interpessoal muito importante, independentemente da posição para a qual você está se candidatando.

Para mostrar que você tem essa habilidade, evite repetir constantemente “eu consegui”, “consegui o resultado” e tente usar “nós”. Ao falar sobre as metas alcançadas, explique como você trabalhou com a equipe para alcançar essas conquistas.

Adaptabilidade

Devido tantos avanços tecnológicos e mudanças no mercado em questão, as empresas valorizam muito mais quem tem capacidade de adaptação.

Para enfatizar essa habilidade, mencione momentos em que você precisou realizar novas atividades diferentes das que fazia com frequência. Pode ser quando você participou de um projeto, cobriu a ausência de um colega ou teve que lidar com uma situação inesperada.

Organização do tempo

Essa é outra habilidade muito procurada e essencial para qualquer profissional.

Demonstre essa habilidade falando sobre como você entregou um projeto dentro de um prazo apertado e explique como organizou o cronograma para que tudo corresse bem.

3 – Esteja preparado para falar sobre seus sucessos

Já falamos aqui neste artigo que os resultados atraem bastante a atenção dos recrutadores durante a sua entrevista. Portanto, além de explicar sua trajetória profissional, esteja preparado para mostrar suas conquistas.

Embora muitas pessoas falem em termos gerais sobre as atividades que realizaram no trabalho, você pode destacar suas conquistas com números e resultados mensuráveis.

Para isso, é importante que tu registres seu desempenho na atual empresa ou na empresa onde trabalhaste e estude esses dados antes de ir para a tua entrevista.

Quando o recrutador perguntar sobre seu desempenho no cargo anterior ou quais eram suas responsabilidades, certifique-se de impressioná-lo com todas essas informações.

E se a entrevista for para o seu primeiro emprego, procure falar sobre suas conquistas na vida acadêmica ou durante o estágio. É importante comprovar com fatos que você também consegue obter resultados para esta empresa.


Agora que você sabe como chamar a atenção de um recrutador, é hora de agir. Identifique-se com a cultura da empresa, estude-a, saiba quais são suas principais habilidades comportamentais e melhores resultados e destaque-as durante a entrevista.

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