Nesta época do ano, muitos já começam a planejar o próximo ano. Os estudos já começam a apontar para as novidades em 2024, o que também inclui tendências do mercado de trabalho a observar.
O
cenário corporativo está em constante mudança e quando o assunto é recrutamento
e seleção, são muitos os desafios para quem procura emprego e profissionais que
buscam os melhores talentos do mercado.
Um
dos principais pontos é a falta de profissionais qualificados, pois os cargos
exigem especialização e possuem um público mais limitado para ocupar essas
funções. Além disso, a Geração Z tem ocupado mais vagas no mercado de trabalho
e novos profissionais também exigem uma nova dinâmica.
Tendências no mercado de trabalho que devem ser observadas
Lealdade,
adequação cultural e busca pela especialização são alguns dos pontos focais que
vão permear o recrutamento em 2024. Confira a Top 7 principais tendências
segundo a empresa especializada em recrutamentos Robert Half:
1 – Falta de qualificação
Um
dos principais desafios para o próximo ano será encontrar profissionais com as
qualificações necessárias para preencher as vagas. A taxa de desemprego entre
profissionais qualificados é quase metade da média geral nacional, indicando
que o conhecimento técnico profundo é a melhor oportunidade para encontrar um
bom emprego.
A
graduação torna-se assim o primeiro passo da chamada educação continuada, que
sugere estudo adequado para que os especialistas continuem se aprimorando.
2 – Talentos no comando
A
falta de qualificações exigidas faz com que os profissionais que realmente
possuem as competências exigidas sejam mais procurados. Também muda a dinâmica
de contratação porque eles têm mais opções à sua disposição. Esses talentos têm
maior visibilidade sobre seu desenvolvimento profissional e buscam
oportunidades que atendam aos seus objetivos de carreira.
O
desafio das empresas é tornar a vaga de emprego mais atrativa para essas
pessoas. Olhar para as tendências significa entender o que esses especialistas
procuram na hora de tomar decisões. Isso inclui fatores como benefícios
flexíveis e trabalho híbrido, além, é claro, de um salário competitivo.
3 – Vagas abertas
Com
o défice de competências que o mercado enfrentava, tornou-se mais difícil
preencher uma vaga. Ainda existe um desequilíbrio entre o número de vagas e de
profissionais com a formação necessária.
Como
resultado, as empresas também enfrentam problemas de produtividade à medida que
passam mais tempo com equipas ausentes e vêem o impacto nos seus resultados
financeiros.
4 – Sem alterações
A
instabilidade dos últimos anos alterou um cenário que antes era mais aberto a
mudanças. Isso significa que mesmo após participar do processo seletivo ou após
ser procurado por outra empresa, é possível que alguns profissionais decidam
permanecer onde estão por considerarem mais seguro.
Além
disso, com oportunidades e sugestões adicionais, eles poderão negociar melhores
benefícios em seu cargo atual e, se a empresa quiser reter seus talentos, terão
maiores chances de alcançar os termos desejados pelo funcionário.
5 – Funções temporárias
Outra
tendência que ganha força é o emprego temporário. Segundo pesquisa da Robert
Half, empresas e profissionais viram esse formato como uma oportunidade.
Permite que as empresas aloquem bons especialistas para projetos específicos
com prazo pré-determinado. Oferece ao talento mais flexibilidade e aumenta as
oportunidades de emprego.
Esse
formato permite que as empresas planejem aumentar seu quadro de funcionários em
horários de pico, contem com especialistas para situações específicas e ainda
conheçam mais profundamente potenciais talentos para desenvolver um
relacionamento de longo prazo.
Os
profissionais fortalecem seu networking, têm a oportunidade de atuar em
diversas áreas e ampliar sua experiência.
6 – Alinhamento cultural
Ainda
no tema sobre expectativas de talentos, a identificação com valores e a identidade
da própria empresa tornou-se um fator determinante para a escolha de uma nova vaga. Esses
profissionais são mais criteriosos e não definem uma nova ocupação apenas em
relação ao salário, mas consideram uma série de fatores relacionados à cultura
da organização.
Seja
pelos altos índices de burnout, pela adaptação social ou pelas preocupações com
questões ambientais e de inclusão, procuram-se empresas que tenham designs
alinhados com estes temas.
Para
as empresas, esta é uma oportunidade de fortalecer sua marca empregadora e se
destacar entre os talentos justamente pelo cuidado com esses assuntos. Além
disso, atrai profissionais com maior probabilidade de permanecer por se
sentirem conectados ao propósito da organização.
7 – Campus pop-up
Aqueles
que ainda não estão familiarizados com este termo podem se acostumar, pois os
campi pop-up continuarão a se expandir no próximo ano. O formato se expandiu a
partir de universidades corporativas que buscam entregar esse conhecimento
específico que falta ao mercado de trabalho.
O
formato “pop-up” utiliza modelos híbridos ou EAD, disponibilizando o
aprendizado aos profissionais onde quer que estejam. Dessa forma, eles podem
continuar a trabalhar e se desenvolver ao mesmo tempo.
Saber quais tendências do mercado de trabalho observar permite que as empresas se preparem melhor para reter esses funcionários e aumentar o engajamento da equipe. Eles também fortalecem a sua marca empregadora e têm a oportunidade de desenvolver o seu talento internamente.