7 Tendências do Mercado de Trabalho a Serem Observadas em 2024

 Nesta época do ano, muitos já começam a planejar o próximo ano. Os estudos já começam a apontar para as novidades em 2024, o que também inclui tendências do mercado de trabalho a observar.

O cenário corporativo está em constante mudança e quando o assunto é recrutamento e seleção, são muitos os desafios para quem procura emprego e profissionais que buscam os melhores talentos do mercado.

Um dos principais pontos é a falta de profissionais qualificados, pois os cargos exigem especialização e possuem um público mais limitado para ocupar essas funções. Além disso, a Geração Z tem ocupado mais vagas no mercado de trabalho e novos profissionais também exigem uma nova dinâmica.


Tendências no mercado de trabalho que devem ser observadas

Lealdade, adequação cultural e busca pela especialização são alguns dos pontos focais que vão permear o recrutamento em 2024. Confira a Top 7 principais tendências segundo a empresa especializada em recrutamentos Robert Half:

1 – Falta de qualificação

Um dos principais desafios para o próximo ano será encontrar profissionais com as qualificações necessárias para preencher as vagas. A taxa de desemprego entre profissionais qualificados é quase metade da média geral nacional, indicando que o conhecimento técnico profundo é a melhor oportunidade para encontrar um bom emprego.

A graduação torna-se assim o primeiro passo da chamada educação continuada, que sugere estudo adequado para que os especialistas continuem se aprimorando.

2 – Talentos no comando

A falta de qualificações exigidas faz com que os profissionais que realmente possuem as competências exigidas sejam mais procurados. Também muda a dinâmica de contratação porque eles têm mais opções à sua disposição. Esses talentos têm maior visibilidade sobre seu desenvolvimento profissional e buscam oportunidades que atendam aos seus objetivos de carreira.

O desafio das empresas é tornar a vaga de emprego mais atrativa para essas pessoas. Olhar para as tendências significa entender o que esses especialistas procuram na hora de tomar decisões. Isso inclui fatores como benefícios flexíveis e trabalho híbrido, além, é claro, de um salário competitivo.

3 – Vagas abertas

Com o défice de competências que o mercado enfrentava, tornou-se mais difícil preencher uma vaga. Ainda existe um desequilíbrio entre o número de vagas e de profissionais com a formação necessária.

Como resultado, as empresas também enfrentam problemas de produtividade à medida que passam mais tempo com equipas ausentes e vêem o impacto nos seus resultados financeiros.

4 – Sem alterações

A instabilidade dos últimos anos alterou um cenário que antes era mais aberto a mudanças. Isso significa que mesmo após participar do processo seletivo ou após ser procurado por outra empresa, é possível que alguns profissionais decidam permanecer onde estão por considerarem mais seguro.

Além disso, com oportunidades e sugestões adicionais, eles poderão negociar melhores benefícios em seu cargo atual e, se a empresa quiser reter seus talentos, terão maiores chances de alcançar os termos desejados pelo funcionário.

5 – Funções temporárias

Outra tendência que ganha força é o emprego temporário. Segundo pesquisa da Robert Half, empresas e profissionais viram esse formato como uma oportunidade. Permite que as empresas aloquem bons especialistas para projetos específicos com prazo pré-determinado. Oferece ao talento mais flexibilidade e aumenta as oportunidades de emprego.

Esse formato permite que as empresas planejem aumentar seu quadro de funcionários em horários de pico, contem com especialistas para situações específicas e ainda conheçam mais profundamente potenciais talentos para desenvolver um relacionamento de longo prazo.

Os profissionais fortalecem seu networking, têm a oportunidade de atuar em diversas áreas e ampliar sua experiência.

6 – Alinhamento cultural

Ainda no tema sobre expectativas de talentos, a identificação com valores e a identidade da própria empresa tornou-se um fator determinante para a escolha de uma nova vaga. Esses profissionais são mais criteriosos e não definem uma nova ocupação apenas em relação ao salário, mas consideram uma série de fatores relacionados à cultura da organização.

Seja pelos altos índices de burnout, pela adaptação social ou pelas preocupações com questões ambientais e de inclusão, procuram-se empresas que tenham designs alinhados com estes temas.

Para as empresas, esta é uma oportunidade de fortalecer sua marca empregadora e se destacar entre os talentos justamente pelo cuidado com esses assuntos. Além disso, atrai profissionais com maior probabilidade de permanecer por se sentirem conectados ao propósito da organização.

7 – Campus pop-up

Aqueles que ainda não estão familiarizados com este termo podem se acostumar, pois os campi pop-up continuarão a se expandir no próximo ano. O formato se expandiu a partir de universidades corporativas que buscam entregar esse conhecimento específico que falta ao mercado de trabalho.

O formato “pop-up” utiliza modelos híbridos ou EAD, disponibilizando o aprendizado aos profissionais onde quer que estejam. Dessa forma, eles podem continuar a trabalhar e se desenvolver ao mesmo tempo.

Saber quais tendências do mercado de trabalho observar permite que as empresas se preparem melhor para reter esses funcionários e aumentar o engajamento da equipe. Eles também fortalecem a sua marca empregadora e têm a oportunidade de desenvolver o seu talento internamente.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem